Segurança da Informação

Segurança da Informação

O tema Segurança da Informação cobre diversas áreas, tais como: segurança física, infraestrutura tecnológica, aplicações e conscientização organizacional, cada uma delas com seus próprios riscos, ameaças potenciais, controles aplicáveis e soluções de segurança que podem minimizar o nível de exposição ao qual a empresa está exposta, com o objetivo de garantir segurança para o seu principal patrimônio: a informação.

Normalmente, quando o assunto segurança é discutido, as pessoas associam o tema a hackers e vulnerabilidades em sistemas, onde o principal entendimento é de que a empresa precisa de um bom antivírus, um firewall e ter todos os seus “patches” aplicados no ambiente tecnológico. Não há dúvida de que são questões importantes, porém a Segurança da Informação não está limitada a somente esses pontos.

Um Gestor de Segurança da Informação (Security Officer), deve estar atento a itens como: ambiente, tecnologia, processos e pessoas. Em cada uma dessas vertentes surgem diversas iniciativas, por exemplo, Políticas, Normas e Procedimentos, Controle de Acesso (Físico e Lógico), Auditoria, Questões Legais, Continuidade de Negócios, Criptografia, Gerenciamento de Incidentes, Segurança da Rede, Conscientização dos Usuários, dentre outros.
img-seguranca
O importante é deixar claro que a Segurança não está ligada somente a ações de hackers, um vírus que infectou uma estação de trabalho ou um patch que não foi aplicado a um servidor da rede.

Converse com nossos consultores : Temos a solução sob medida para o seu negócio.