Site Survey

Site Survey

Alinhada aos novos modelos exigidos pelo mercado e com investimentos contínuos na capacitação de sua equipe, a SYMMETRY oferece a seus clientes (ou parceiros de negócios) um portfólio avançado para análise de redes. As comunicações sem fio estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. O wifi funciona em frequências públicas, o que o torna vulnerável a interferência de outros dispositivos.

Como consequência disto, o mercado exige cada vez mais profissionais altamente qualificados que entendam o desafio da implantação de soluções sem fio para missões críticas.

A SYMMETRY conta com equipes treinadas e equipamentos de última geração para realizar o planejamento de redes wireless, verificação de interferências, analise de espectro e site survey para wireless ativo/passivo.

O site survey é um levantamento do ambiente onde já existe ou será instalada uma rede wireless, que pode ser denominado RF site survey ou site survey wireless.

O objetivo principal de um site survey  é fundamentar o processo de planejamento de uma rede wireless para fornecer uma solução com a melhor cobertura, melhor taxa de transferência de dados, maior capacidade de rede, roaming e capacidade de serviço (QoS) possíveis e permitidos pelo seu ambiente.

Fazer um site survey wireless profissional vai economizar tempo e dinheiro para o seu negócio no longo prazo.  Ele é essencial para programar corretamente uma rede wifi com até 99,99% de disponibilidade.  Redes com problemas podem ser facilmente identificadas.

O site survey wireless envolve uma visita ao local para executar testes e determinar a presença de interferência de RF e identificar locais ideais para a instalação dos seus pontos de acesso.  Tudo isto requer uma análise do seu ambiente, da sua planta de construção, inspeção visual da instalação e uso de ferramentas de levantamento de frequências de RF.

Ao realizar um site survey wireless, é importante identificar o limite do alcance efetivo que irá definir os níveis mínimos de sinal necessários para suportar o uso pretendido da rede sem fio. Trata-se de determinar o menor Signal to Noise Ratio (SNR) necessário para suportar os requisitos de desempenho, para diversos tipos de aplicação, como por exemplo: voz sobre IP, vídeo, coletores de dados, serviços de localização em tempo real (RTLS).

Com relação aos tipos de site survey, podemos ter: site survey passivo, ativo, preditivo e de analise de frequência.

O que você pode esperar de um site survey: levantamento das dimensões e da sua área de cobertura para planejamento do site survey, medições do sinal e área de cobertura do seu ambiente, relatório com as áreas de melhor cobertura e de menor interferência e implantação da melhor solução para a sua necessidade.