A Fortinet anunciou sua solução Secure SD-Branch, a mais abrangente do setor para empresas distribuídas, que protege a borda de acesso e WAN e permite redes guiadas pela segurança em organizações distribuídas. A solução Secure SD-Branch da Fortinet amplia o Fortinet Security Fabric e os benefícios da SD-WAN para o acesso à rede, convergindo WAN e segurança em uma plataforma integrada. Essa convergência aumenta a segurança e a visibilidade, diminui a complexidade, melhora o desempenho e a agilidade e reduz os custos gerais de TI relacionados à borda da rede.

“Para competirem na economia digital atual, as empresas precisam fornecer conectividade na nuvem de alta qualidade e acesso seguro aos dispositivos. Geralmente, as empresas combinam soluções de rede e segurança, deixando a arquitetura muito lenta e criando buracos operacionais. O Secure SD-Branch da Fortinet é a única solução unificada para borda de WAN, Wi-Fi seguro e controle de acesso à rede e switching disponível atualmente, protegendo a borda de acesso e WAN de forma integrada e automatizada usando apenas um console”, afirma John Maddison, vice-presidente executivo de produtos e soluções da Fortinet.

Novos desafios da borda de acesso e WAN

Os clientes estão vivendo a transformação digital, operando arquiteturas de nuvem híbrida com computação remota e local, além de aplicativos SaaS, criando múltiplas bordas de rede além da borda de acesso e WAN. Com essa multiplicidade de bordas, que devem ser todas protegidas, muitas organizações se esforçam para adotar a segurança adequada para proteger suas filiais. A complexidade do gerenciamento dessas bordas – muitas vezes incluindo produtos e dispositivos pontuais complicados e sobrepostos – cria mais um desafio. O aumento no número e na variedade de dispositivos de IoT conectados à rede de filiais também representa oportunidades para os hackers acessarem dados confidenciais. Além disso, os clientes que estão adotando o SD-WAN identificaram a necessidade de uma integração mais adequada das suas plataformas LAN para estender os recursos do Secure SD-WAN à rede e melhorar a segurança e gerenciamento.

Como a transformação digital continua mudando radicalmente a forma de fazer negócios, é essencial que todas as partes da rede estejam seguras e alinhadas para não comprometer as novas oportunidades de negócios digitais. Para atingir todo o seu potencial, a filial precisa de acesso seguro e em tempo real aos dados e recursos, não importa a sua localização.

Proteção da borda de acesso

Para combater os desafios atuais das empresas distribuídas, a Fortinet está lançando a primeira solução completa Secure SD-Branch do setor, permitindo que os clientes unifiquem segurança e acesso à rede e estendam o Fortinet Security Fabric às filiais. A solução Secure SD-Branch da Fortinet é composta pelos seguintes produtos: FortiGate Next-Generation Firewall, FortiNAC Network Access Control, FortiSwitch e FortiAP Access Points. A solução protege duas áreas principais:

Proteção da borda da rede: a segurança da próxima geração de firewall do FortiGate foi ampliada na camada de acesso com o FortiSwitch e FortiAP. Isso oferece consolidação por meio da convergência de segurança e acesso à rede, além de ser uma arquitetura exclusiva ideal para implementações do Secure SD-Branch. Os novos WiFi 6 FortiAP Access Points oferecem maior capacidade e taxa de transmissão para acompanhar as crescentes necessidades de largura de banda e os novos switches FortiSwitch de vários gigabits oferecem maior potência (PoE) para operar também os dispositivos IoT de maior consumo de energia.

Proteção da borda de dispositivos:O controlador de acesso à rede FortiNAC fornece descoberta, classificação e segurança automáticas de dispositivos IoT assim que entram na rede. A nova versão FortiNAC 8.6 aumenta a detecção de anomalias por meio de varredura de tráfego, usando o FortiGate como sensor, sem necessidade de hardware adicional na filial.

Essa combinação exclusiva de tecnologias resulta na primeira solução Secure SD-Branch do setor, que melhora a integração das plataformas LAN e WAN e fornece os seguintes benefícios ao cliente:

Segurança integrada: O FortiGate estende os serviços do firewall de próxima geração para a camada de acesso à rede, integrando o gerenciamento de switches e wireless. O controle de acesso à rede (NAC) com o FortiGate como sensor aumenta a descoberta e a visibilidade, além de fornecer detecção de anomalias na segurança de dispositivos nas filiais.

Gerenciamento simplificado: Implementação sem intervenção humana (zero-touch) e gerenciamento integrado usando apenas um painel, simplificando as instalações nas filiais. A arquitetura flexível atende aos vários tamanhos e expansão das filiais.

Menor custo de propriedade total: Não é necessário pagar por taxas de licenciamento nem sensores de tráfego de rede; além disso, as operações de gerenciamento simplificadas exigem menos interfaces para aprender a operar e gerenciar diariamente, e com menor tempo de implementação – tudo isso economiza tempo e dinheiro das organizações.

A Fortinet vê a rede por uma lente de segurança, fornecendo aos clientes uma rede orientada para a segurança, protegida pelo Fortinet Security Fabric. Com o anúncio, a Fortinet permite que os clientes gerenciem suas filiais distribuídas com facilidade e segurança consistente, ajudando a expandir seu alcance além do SD-WAN para proteger também a camada de acesso.

Fonte: https://tiinside.com.br