Serpro

 
 

Symmetry implanta Observer para análise de desempenho de rede do Serpro

Precisávamos de uma ferramenta para análise de tráfego de rede que, além de identificar o tipo, volume e perfil de tráfego gerado pelas aplicações, nos trouxesse a possibilidade de fazer projeções de volume de uso, visando subsidiar o planejamento de capacidade da rede”, explica Antonio Carlos Merege Correia, gerente nacional de desempenho de redes do Serpro.

A Superintendência de Rede (Supre) do Serpro tem como uma de suas principais áreas de atuação a de Avaliação de Desempenho e Planejamento de Capacidade. Um processo de extrema importância dessa área é o da análise do comportamento de novas aplicações quando implantadas sobre a plataforma de rede, levando em conta aspectos de performance, consumo de recursos de rede, portabilidade e requisitos de segurança.

Dentro desse quadro, escolhemos o Observer como ferramenta básica do laboratório de avaliação. No final do ano passado, implantamos a solução nos grupos do Rio de Janeiro e de Brasília, que desempenham a avaliação de aplicações. A partir daí, a Symmetry vem nos dando todo suporte necessário não só para o uso do produto, como também para suas atualizações”, afirma Correia.

O projeto de análise de desempenho de rede realizado em parceria com a Symmetry leva em consideração o tráfego gerado por aplicações do Serpro e de seus clientes do Governo Federal. “É um projeto contínuo, que visa o uso de qualidade dos serviços de rede fornecidos pela nossa empresa”, detalha.

Com a utilização do Observer, o Serpro passou a dispor de uma ferramenta que auxilia a análise do tráfego gerado por aplicações e que, instalada em um notebook, permite não só a avaliação das aplicações em condições controladas em laboratório, como também a verificação de seu comportamento em condições reais de operação. “Isso tem sido de extrema importância para a construção de uma base de conhecimentos sobre a demanda por recursos de rede das diversas arquiteturas, o que realimenta o processo de construção de novas aplicações”.

Para a Symmetry Informática, a satisfação do Serpro com a ferramenta é mais uma prova da qualidade dos produtos que representa. “Ficamos felizes em verificar que, após um ciclo aprofundado de testes, o Serpro pôde constatar que o Observer atendia a todas as suas necessidades, interessando-se, de imediato, pela aquisição da ferramenta”, conta Jacob Feldman, diretor da Symmetry.